Em construção... 

 

 

 

DICA DILIMA - PNEUS EM BOM ESTADO É SEGURANÇA

Os pneus desgastados perdem estabilidade e aderência, aumentando o risco de acidentes. Eles são parte extremamente importante nesses dois fatores. O controle do carro é maior quando eles estão em bom estado. Por isso, utilizar pneus bem conservados evita situações de risco.


Faça uma análise periódica dos pneus do seu automóvel para saber o momento certo de trocar pneus e aumentar a sua segurança.


Não espere os pneus do seu veículo ficarem carecas. Faça um teste simples, quinzenalmente, aumentando a sua segurança e dos passageiros.

tipos-de-cortes_em_pneus.jpg

Como saber se os pneus do carro estão no limite de troca?


O principal indicador de desgaste de um pneu, é a sigla TWI (Tread Wear Indicator), que se refere a uma marca no pneu e que indica o desgaste máximo admitido pelo pneu.


O limite mínimo legal da profundidade de um pneu é de 1,6 milímetros (mm) e nunca deve ser inferior a esta medida. Se isto ocorrer seu carro já está passível de multa, segundo as leis do trânsito.

imagem-sulco-twi.jpg

SINTOMAS dos pneus além do limite de troca:


  • Quando em movimento, o veículo parece estar desalinhado e o automóvel parece que decai para um dos lados. Este é um dos fatores que está associado ao desgaste, ou ao alinhamento dos pneus. Isto provoca desgaste e mal-funcionamento de outras peças, e ainda: aumenta o consumo de combustível.
  • Quando você notar que o volante tem uma vibração anormal. Esta vibração é explicada pelo desgaste, ou pela pressão incorreta que os mesmos têm. O volante parece sentir cada obstáculo que os pneus encontram na estrada.
  • Se os pneus estão gastos, a aderência ao piso está seriamente comprometida e isso aumenta a distância de frenagem. Ou seja, o carro vai freiar em uma distância maior, podendo provocar um acidente com outro veículo ou mesmo de atropelamento.
  • Lembre-se sempre de olhar o estado dos pneus antes de retira-lo da garagem. Este costume leva a conhecer visualmente se o pneu está descalibrado ou gasto.
calibrando-pneu.jpg

DICAS PARA AUMENTAR A VIDA ÚTIL DOS PNEUS:


  • Os pneus devem ser calibrados de preferência semanalmente, seguindo sempre as orientações que estão disponíveis no manual do fabricante do veículo. Pneus calibrados economizam, inclusive, o combustível.
  • Cuidando da manutenção do seu veículo, como os amortecedores, freios, molas, rolamentos, rodas e eixos, o efeito atingirá diretamente os pneus.
  • É recomendado a verificação do alinhamento da suspensão, balanceamento das rodas e cambagem: (1) após um impacto muito forte, (2) quando a suspensão tiver componentes trocados, (3) os pneus apresentarem desgastes irregulares, (4) quando sentir que o carro está desalinhado, ou ainda (5) a cada dez mil quilômetros.
  • Avalie numa oficina especializada a necessidade de realizar um rodízio dos pneus.
  • Evite a utilização de produtos que desgastam a borracha e provocam danos ao pneu. Em contato com esses componentes químicos, a borracha perde suas principais propriedades mecânicas e físico-químicas.


Fonte de consulta: http://www.vincolpneus.com.br/